segunda-feira, 6 de abril de 2009

Interdisciplina: Repertório Musicopedagógico (Relatório da UNID 2)

Interdisciplina: Repertório Musicopedagógico
Nome estudante: Marli dos Santos Assis Fogaça
Número do cartão: 00170149
Pólo: Ariquemes
Atividade: cumprimento de tarefas
Data de entrega: 23/03/09




Desenvolver esta atividade possibilitou a troca de vivencias entre o grupo, foi oportunidade impar de resgatar as experiências dos integrantes do tempo de criança.
As atividades foram desenvolvidas da seguinte forma: Para apresentar as brincadeiras, uma integrante do grupo apresentou a dinâmica de condução das apresentações, e depois surgiram inúmeras idéias e sugestões que foram apresentadas nas diversas brincadeiras, uma após a outra. O grupo foi dividido em três partes, sendo, instrumento (violão) encenação e canto. Essas brincadeiras foram desenvolvidas com os seguintes jogos musicais:

1. Escravo de Jó,
2. Meu passarinho
3. Boneco de lata
4. Pop Rok
5. A formiguinha
6. Sopa das Letras
7. Ciranda Cirandinha
8. Pai Francisco entrou na Roda
9. Adoleta
10. Pula corda

As brincadeiras aqui apresentadas foram avaliadas pelo grupo, como sendo fundamental no processo educativo, pois possibilitam a interatividade entre as crianças, o raciocínio lógico, interação, interdisciplinaridade e desenvolvimento do ensino-aprendizagem, uma vez que, a criança brinca e aprende ao mesmo tempo e aprende com prazer, sendo uma maneira inovadora de aplicar os conteúdos como matemática português entre outros.
Quanto à construção dos brinquedos, todos participaram no corte e montagem de cada brinquedo proposto a serem desenvolvidos, entre eles os que mais houve interação foi o Pé de Lata, Telefone sem fio, Bioquê , Vai e vem, entre outros muito conhecido das crianças no dia a dia. Embora fossemos todas as pessoas adultas, foi muito divertido e prazeroso fazer esse feedback à infância. A construção destes brinquedos foi avaliada como sendo um material lúdico e pedagógico para interação e socialização na construção do conhecimento.

Nenhum comentário: